Já se pegou questionando o que faz um arquiteto e qual a diferença entre um arquiteto e um engenheiro civil, por exemplo? É normal ter esse tipo de dúvida, nos dias de hoje, em que o tempo é tão corrido e passamos por diversos edifícios, seja o da nossa casa, faculdade ou trabalho sem nos questionar como ele foi desenvolvido e construído.
O arquiteto é responsável por fazer todo o planejamento de um edifício, desde seu desenho, criação de espaços internos e externos, verificação da funcionalidade desses, tal como se preocupar qual será o impacto da obra no meio ambiente e no local que será construído. Normalmente a profissão envolve alguns setores, como:
Urbanismo: elabora projeto de edifícios e locais públicos, como ruas, bairros, parques, museus, shoppings etc e, normalmente, expressam esteticamente em suas obras o espírito de uma época.
Paisagismo: desenvolve projetos visando, não somente a estética e beleza, como os une a sustentabilidade e meio ambiente.
Arquiteto Interiores: responsável por decorar o interior de escritórios, lojas, empresas e até mesmo casas e apartamentos, deixando o ambiente harmônico e equilibrado.
Restauração: envolve o trabalho de preservar e restaurar bens históricos arquitetônicos e artísticos, visando a mantê-los o mais fiel possível a obra original.
Além de transformar desejos espaciais em realidade, o arquiteto é alguém que estrutura processos e adapta as vontades a planos factíveis. Ele pode ser o principal responsável pelo planejamento de áreas urbanas ao desenvolver projetos que englobam a disposição de bairros e ruas, como aconteceu na construção da cidade de Brasília, no Distrito Federal, que teve boa parte dos edifícios projetados por Oscar Niemeyer.
fonte: https://bit.ly/3l9a9LP